O mundo online já é
dominado por grandes empresas, mas para que Amazon, Google, eBay e
Facebookpossam completar o círculo no negócio do comércio eletrônico, só lhes
falta dar um passo a mais: virarem bancos. O Google já avança nesse sentido:
desde ontem, quarta-feira, oferece cartões de débito nos EUA para milhões de
usuários da sua carteira eletrônica (Google Wallet).
Há um ano, o Google já
entrou no negócio dos serviços financeiros, oferecendo empréstimos aos seus
clientes. Começou pelo Reino Unido, seguindo uma iniciativa similar da Amazon.
A ideia era ajudar as empresas a obterem financiamento para anunciar no seu
portal. Abriria uma nova frente para gerar faturamento, o que pode desembocar
em uma batalha contra o setor bancário tradicional.
O Google, sem chegar
ainda a emprestar dinheiro, tenta agora chegar ao consumidor de massa. Com os
cartões de débito, os usuários do Google Wallet poderão comprar produtos em
lojas físicas com terminais Master Card. Também poderão retirar dinheiro das
suas contas bancárias ou da carteira eletrônica, via caixa eletrônico. O
serviço é gratuito, e não cobra comissões pelo uso.
Tanto o Google quanto a
Amazon contam com uma enorme quantidade de dinheiro em caixa, o que lhes
permite assumir esse tipo de risco sem prejudicar seu balanço. Ainda maior é o
colchão da Apple. Para não falar da poderosa imagem dessas marcas junto ao consumidor,
que parece aberto à possibilidade de que essas empresas eletrônicas se
transformem em bancos.
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