Só 27% das famílias brasileiras
tinham televisores de LCD ou led em meados do ano passado, segundo a Nielsen
Cinco anos após o início da implantação da TV
digital no Brasil, 80% das residências ainda possuem televisores de tubo,
tecnologia inadequada para a alta definição de imagem. Em 65% das casas, a TV
de tubo é o televisor principal. Os dados são de uma pesquisa feita
pelo instituto Nielsen para o Fórum do Sistema Brasileira do Televisão Digital,
que congrega radiodifusores, fabricantes e governo. A pesquisa foi realizada
para avaliar o nível de conhecimento do brasileiro sobre TV digital, e os
resultados não foram nada animadores. As entrevistas foram aplicadas em junho e
julho do ano passado, mas o cenário não mudou muito. Só 27%
dos 611 entrevistados responderam que têm TV de alta definição, um índice
considerado muito baixo pelos especialistas, frustrante para as emissoras que
já produzem quase tudo em HD.
A pesquisa também procurou saber a eficácia das
campanhas publicitárias para divulgar a TV digital. O resultado é preocupante:
59% da população brasileira não sabia há um ano o que é TV digital gratuita. O
desconhecimento é grande entre os mais pobres (71% da classe D), mas não é
pequeno entre os mais ricos (46% das pessoas das classes AB não
sabiam o que é TV digital).
Entre os
41% que sabiam o que é TV digital, 73% nunca viram uma imagem de alta definição.
A partir dessa pesquisa, pode-se concluir que a
proposta do governo federal de promover o apagão analógico (o desligamento dos
canais analógicos das redes de TV, como o 5 da Globo em São Paulo), em 2015,
esbarra em um problema no mínimo preocupante: a maior parte das pessoas ainda
não têm acesso à TV digital (leia também Apagão analógico: 35 milhões de televisores poderão
virar lixo). Mesmo nos grandes centros urbanos, como São Paulo,
Salvador e Porto Alegre, onde os os questionários foram aplicados.
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