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terça-feira, 19 de novembro de 2013

CINCO ANOS APÓS TV DIGITAL, 80% DAS CASAS AINDA TEM TELEVISOR DE TUBO

Só 27% das famílias brasileiras tinham televisores de LCD ou led em meados do ano passado, segundo a Nielsen
Cinco anos após o início da implantação da TV digital no Brasil, 80% das residências ainda possuem televisores de tubo, tecnologia inadequada para a alta definição de imagem. Em 65% das casas, a TV de tubo é o televisor principal. Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Nielsen para o Fórum do Sistema Brasileira do Televisão Digital, que congrega radiodifusores, fabricantes e governo. A pesquisa foi realizada para avaliar o nível de conhecimento do brasileiro sobre TV digital, e os resultados não foram nada animadores. As entrevistas foram aplicadas em junho e julho do ano passado, mas o cenário não mudou muito. Só 27% dos 611 entrevistados responderam que têm TV de alta definição, um índice considerado muito baixo pelos especialistas, frustrante para as emissoras que já produzem quase tudo em HD.
A pesquisa também procurou saber a eficácia das campanhas publicitárias para divulgar a TV digital. O resultado é preocupante: 59% da população brasileira não sabia há um ano o que é TV digital gratuita. O desconhecimento é grande entre os mais pobres (71% da classe D), mas não é pequeno entre os mais ricos (46% das pessoas das classes AB não sabiam o que é TV digital).
Entre os 41% que sabiam o que é TV digital, 73% nunca viram uma imagem de alta definição.

A partir dessa pesquisa, pode-se concluir que a proposta do governo federal de promover o apagão analógico (o desligamento dos canais analógicos das redes de TV, como o 5 da Globo em São Paulo), em 2015, esbarra em um problema no mínimo preocupante: a maior parte das pessoas ainda não têm acesso à TV digital (leia também Apagão analógico: 35 milhões de televisores poderão virar lixo). Mesmo nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Salvador e Porto Alegre, onde os os questionários foram aplicados.

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