AQUI VOCÊ ENCONTRA O QUE PROCURA!

sábado, 2 de novembro de 2013

CONHEÇA 21 DAS MAIORES INVENÇÕES DA HUMANIDADE

Selecionamos algumas das descobertas e tecnologias que mais mudaram a maneira como lidamos com o planeta e com nossa vida cotidiana
Confira nossa lista de invenções e, após a leitura, registre em nossa seção de comentários sua opinião sobre o assunto e suas sugestões de descobertas e itens que acabaram ficando de fora da lista por questões de relevância ou de espaço.
1) Ferramentas básicas - Entre as descobertas mais importantes feitas pelos primeiros seres humanos durante o Período Paleolítico está o uso de ferramentas básicas construídas com o auxílio de pedras afiadas. Embora simples quando comparadas com invenções subsequentes, esses dispositivos ajudaram nossa espécie a começar a moldar o mundo a nosso redor, seja através da caça ou da produção de roupas e do corte de árvores.
2) Vidro - Descoberto durante a Era de Bronze, o vidro é um dos elementos mais úteis para nosso cotidiano e é difícil não encontrar algo que não se beneficie de sua existência. Presente em objetos que vão de edifícios a smartphones, , utensílios de cozinha, computadores e óculos, essa invenção humana possui uma importância muito maior do que normalmente atribuímos a ela.
3) Roda - Sempre colocada entre os primeiros colocados de qualquer lista das maiores invenções da internet, a roda revolucionou toda a experiência humana. Embora seja difícil detectar a origem do objeto, há registros de que a humanidade já o utiliza há mais de 7.500 anos — o que só serve para comprovar a genialidade e utilidade desse item tão presente em nosso cotidiano.
4) Sistemas de esgoto - Iniciados como simples depósitos subterrâneos cavados na terra, atualmente os sistemas de esgoto são verdadeiros labirintos que percorrem o subsolo de grandes e pequenas cidades. A separação que eles permitem fazer entre a humanidade e os detritos produzidos por ela não só permitiu que vivêssemos em lugares com cheiros mais agradáveis como também ajudou a acabar com pragas e doenças, o que se refletiu em uma menor mortalidade infantil e em um aumento da expectativa da vida geral.
5) Bússola magnética - Foram os chineses os primeiros a detectar e estudar as propriedades magnéticas possuídas por alguns metais, as utilizando como forma de se guiar por um terreno sem depender do posicionamento de estrelas, da Lua e do Sol. A bússola moderna desempenhou um papel extremamente importante durante a Era Dourada da Exploração, ocorrida entre os séculos 16 e 17, permitindo que países europeus expandissem seus domínios sobre grande parte das Américas.
6) Óculos - Atualmente, quem sofre com alguma espécie de problema visual precisa simplesmente ir a um oftalmologista para fazer um par de óculos capaz de ajudá-lo a ver o mundo corretamente. No entanto, até o final do século 13, quem nascia com alguma deficiência do tipo tinha que se contentar em viver a vida sem ter como compensar essa condição. Embora restritos à nobreza em seu início, os óculos atualmente são um item essencial que pelo menos alguns de seus conhecidos ou amigos próximos precisa usar em algum momento.
7) Pólvora - Inventada por alquimistas chineses, a pólvora é uma das criações mais mortais já feitas pela humanidade. Inicialmente usada junto a uma espécie de atirador de lança primitivo voltado a atacar inimigos distantes, durante a Idade Média o material passou a ser usado de maneira mais refinada, resultando nas primeiras armas de fogo modernas.
8) Relógios - Embora relógios solares e dispositivos baseados na água já estivessem sendo usado durante séculos, foi somente no século 13 que os relógios como os conhecemos normalmente surgiram. Apesar de o inventor da tecnologia não ter seu nome conhecido, é indiscutível a contribuição que ele trouxe para a humanidade.
9) Telescópio - Normalmente atribuída ao fabricante de lentes Hans Lieppershey, a invenção do telescópio permitiu o estudo dos astros e mudou totalmente a noção do lugar ocupado pela Terra no espaço. Atualmente, o dispositivo evoluiu de forma absurda, nos permitindo ter relances de planetas a milhares de anos luz de distância.
10) Imprensa - Antes de Johannes Gutternberg inventar a imprensa na metade do século 15, o acesso da população em geral ao conhecimento era mínimo. Graças ao dispositivo criado por ele, no entanto, pela primeira vez foi possível produzir livros em larga escala, o que possibilitou não só mudanças na ordem social e econômica, como inspirou milhares de pessoas a trabalhar em suas próprias descobertas.
11) Baterias - Criada em 1779, a pilha voltaica apresentada pelo cientista italiano Alessandro Volta deu início ao que tempos depois iria se transformar nas baterias de íon-lítio que utilizamos em nossos aparelhos eletrônicos. Não fosse essa invenção, dificilmente teríamos chegado a uma era na qual é difícil pensar em um aparelho que não pode ficar longe de uma tomada para conseguir funcionar corretamente.
12) Fotografia - Após séculos nos quais a única forma de retratar uma pessoa era através de pinturas, em 1826 Joseph Nicéphore Niépce criou a primeira imagem fotográfica permanente. Após substituir o betume utilizado em sua invenção por prata, o pesquisador criou o método responsável por permitir que todos guardassem para si retratos fidedignos de seus parentes e amigos — e que eventualmente evoluiu para permitir a criação do cinema e toda a indústria cinematográfica.
13) Lâmpada - Em 1835, James Bowman Lindsay demonstrou ao mundo a primeira lâmpada elétrica durante uma demonstração em Dundee. No entanto, aparentemente inconsciente da importância de sua invenção, ele não se preocupou em registrar sua patente, abandonando o projeto para ir trabalhar em tecnologias de telegrafia sem fio. Felizmente, inventores como Thomas Edison trataram de manter o invento vivo, sem o qual é difícil imaginar a vida atualmente.
14) Plástico - Em 1856, o cientista britânico Alexander Parkes criou a primeira peça de plástico tratando celulose com ácido nítrico — invento que ele batizou como Parkesine. No entanto, uma mistura entre baixa demanda e altos custos de produção fez com que em 1868 sua ideia fosse abandonada. Com o passar dos tempos, evoluções tecnológicas permitiram o desenvolvimento do plástico derivado do petróleo, utilizado em materiais que vão de sacolas plásticas até proteções traseiras de smartphones.
15) Telefone - Embora a invenção do primeiro telefone seja atribuída a Antonio Meucci em 1849, coube a Alexander Graham Bell, em 1876, apresentar as bases do que viria a se transformar nos aparelhos presentes nas casas de grande parte da população mundial. Não só ele definiu os padrões da área, como foi o primeiro a produzir o dispositivo em grande escala — em 1886, 150 mil residências nos Estados já possuíam a invenção.
16) Televisão - Embora o efeito desse aparelho seja questionado até hoje, desde 1926 a televisão tem sido usada como meio de levar entretenimento, notícias e educação a grande parte da população mundial. A popularidade do dispositivo é tanta que em alguns países, como o Brasil, seu alcance é maior do que o de meios de comunicação tradicionais como jornais e revistas.
17) Comunicação sem fio - Responsável por permitir a invenção de celulares, notebooks, video games portáteis, entre outros produtos, a tecnologia sem fio teve sua estreia em 1891 graças aos experimentos de Nikola Tesla. Nos anos que se seguiram, a descoberta evoluiu de forma a permitir que o mundo se comunicasse de forma integrada.
18) Radar - Uma das invenções mais úteis da história, os sistemas de radar surgiram graças a experiências do governo britânico cujo objetivo era criar um “raio da morte”. Embora o líder do projeto, Robert Watson-Watt tenha descoberto que não era possível usar ondas de som para matar alguém, ele percebeu que elas eram uma ótima maneira de monitorar o movimento de objetos distantes.
19) Cartão de crédito - Embora atualmente seja comum encontrar pessoas que saem de casa sem nenhuma nota de dinheiro, até pouco tempo atrás isso seria impensável. Criado em 1958 pelo Bank of America, o sistema de cartão de créditos conhecido como BankAmericard sofreu com diversos problemas de fraudes em seus primeiros anos de circulação. No entanto, a tecnologia prosperou e em 1976 mudou seu nome para Visa, marca muito conhecida em todas as partes do mundo.
20) Satélites - Em 1962, era lançado ao espaço o satélite Telstar, primeira iniciativa do tipo criada para ampliar a rede de telecomunicações da Europa. O dispositivo foi o responsável por transmitir as primeiras imagens televisivas geradas a um oceano de distância, ajudando na distribuição de sinais de televisão, imagens, ligações telefônicas e mensagens de fax. Apesar de ainda estar em órbita, a invenção não está mais sendo utilizada e há tempos já foi substituída por equipamentos mais modernos.
21) Internet - Embora não seja possível atribuir uma data exata e tampouco um criador para a invenção da internet, é certo que a rede mundial dos computadores começou a dar os primeiros passos durante a década de 60. Originalmente usada pelo exército norte-americano para transmitir dados entre redes pequenas, em pouco tempo a tecnologia progrediu e cresceu em escala assustadora. A partir dos anos 80, com a entrada de companhias e instituições na rede, seu potencial comercial começou a ser explorado, e atualmente é difícil pensar em uma vida sem essa tecnologia revolucionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário