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sábado, 2 de novembro de 2013

STRADA 3 PORTAS É BOA IDEIA, MAS COM RESSALVAS

Recurso facilita acesso ao banco traseiro, mas cinto de segurança e maçaneta poderiam ter solução melhor
Preços da Fiat Strada com terceira porta parte de R$ 42.330
Dizem que em time que está ganhando não se mexe, mas em se tratando de automóveis essa regra não se aplica tão facilmente. De tempos em tempos, os modelos precisam ser repaginados, para ganhar fôlego no mercado e competir com a concorrência. O desafio fica ainda maior quando se tem em mãos um produto cujas vendas superam a soma de todos os demais modelos disponíveis em seu segmento. Este é o caso da picape compacta Strada - que vende mais que as rivais Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana juntas - e a estratégia da Fiat para manter a liderança é fugir de mudanças profundas e investir em inovações. Há 13 anos o plano da montadora tem dado certo.
Em 2009, a picape ganhou uma cabine dupla e passou a ser a primeira – e única – da categoria a oferecer este tipo de configuração no Brasil. Embora a nova carroceria tenha agradado, o acesso para a parte traseira (que não é das mais espaçosas) exigia certo contorcionismo dos ocupantes, problema que a Fiat solucionou com a adição de uma terceira porta em estilo suicida, sem dúvida, a principal novidade da Strada 2014.
A la Veloster. - A terceira porta fica posicionada do lado direito e está disponível para as versões cabine dupla, cuja estrutura de portas, teto e assoalho receberam reforços para maior rigidez torcional do conjunto. De acordo com Rogério Villaça, gerente de desenvolvimento de produto da Fiat, a reformulação da carroceria foi necessária para que a picape ficasse mais resistente a impactos laterais, já que a coluna central teve que ser eliminada. Segundo o executivo, a instalação da terceira porta resultou em um aumento de 15 quilos no peso total do carro. A engenhoca funciona da seguinte maneira: para se abrir a porta traseira, a dianteira deve estar aberta, pois a maçaneta fica localizada na parte interna do vão da porta (em posição um pouco escondida). Por conta disso, a estética da lateral da picape não precisou ser alterada, no entanto, ao abrir a terceira porta nos deparamos com o cinto de segurança do banco dianteiro, que corre em uma espécie de barra de metal fixa próximo a soleira junto ao banco traseiro. Ou seja, a base do cinto está fixa no carro e a outra parte fixa na porta, que quando é aberta deixa aquela faixa “pendurada”, atrapalhando um pouco o acesso.
Fonte IG

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